O Colégio Metropoliatana oferece três turmas da Educação Infantil – Maternal, Nível I e Nível II –, com o objetivo de desenvolver a autonomia, a expressividade, a autoestima e a ética, além das capacidades de dividir, interagir, ouvir, resolver conflitos e respeitar, e das habilidades motoras, como o controle do corpo e da força, o equilíbrio e a organização do pensamento. As atividades diárias visam ao desenvolvimento pleno do estudante e são permeadas pela afetividade, fazendo com que a criança desenvolva-se em um ambiente no qual se sente segura e é feliz.O trabalho pedagógico para este nível de ensino desenvolve-se por meio de quatro eixos. A pesquisa proporciona a descoberta do mundo, a interação com a realidade e a iniciação ao pensamento científico e filosófico. As histórias estimulam o exercício do prazer de escutar, de imaginar, de interpretar e de contar. A arte desenvolve a sensibilidade estética e a criatividade. Os jogos promovem o raciocínio lógico, a comunicação e a socialização, isto é, a capacidade de trabalhar em equipe, de aceitar e respeitar as regras e o próximo.
No Ensino Fundamental I, o aprendizado é marcado pela afetividade e pelo estímulo à autonomia, à expressividade e à autoestima, dando continuidade, de forma natural, ao trabalho realizado na Educação Infantil. O ensino é permeado por aspectos lúdicos, pois os jogos e as histórias fazem parte do imaginário infantil e, por isso, ampliam o processo de construção do conhecimento. A arte e a pesquisa também cumprem papel fundamental neste nível de ensino.Esses quatro eixos permitem a aquisição dos códigos de linguagens, o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, da criatividade, da sensibilidade estética, da expressão corporal e da percepção e análise dos fenômenos ocorridos diariamente. Na Escola Metropolitana, os conteúdos são trabalhados em suas interações com a realidade, fazendo com que o estudante perceba que a escola não é um mundo à parte: os conhecimentos contemplados podem e devem ser aplicados no dia a dia.
Ampliar o conhecimento, aprofundando conteúdos adquiridos no nível anterior e visando ao desenvolvimento de habilidades e competências, é o objetivo do Ensino Fundamental II. Do 6º ao 9º Ano, busca-se o aprimoramento das capacidades de comunicação, de resolver situações novas, de pensar sobre a importância da aprendizagem e de interagir intelectual a socialmente com a realidade.Na Escola Metropolitana, o trabalho pedagógico desenvolve-se por meio de aulas expositivas, práticas em laboratórios, saídas pedagógicas, iniciação em projetos e estratégias para a consolidação do hábito de estudar. Essa proposta leva à formação de cidadãos autônomos, com visão global, atitudes responsáveis e consciência ética.
O Ensino Médio tem como principais objetivos consolidar e aprofundar os conhecimentos já adquiridos anteriormente, despertando as possibilidades para proseguir nos estudos, preparando-se para o mercado de trabalho e a cidadania, com capacidades de adaptação e flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamentos posteriores; APRIMORAR o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; POSSIBILITAR aos alunos a leitura de mundo, levando-os a compreender através de suas experiências contextualizadas, o conhecimento cientifico, os objetivos políticos, sociais, ambientais, culturais e econômicos.