Dúvidas frequentes

Durante a visita dos pais ou responsáveis ao Colégio, recebemos diferentes questionamentos. Selecionamos as questões mais comuns e criamos esta seção para esclarecê-las.

É permitido levar objetos de valor ao colégio?

É proibido trazer para o Colégio objetos de valor, celulares, eletroeletrônicos, pois não nos responsabilizamos por quaisquer objetos que o aluno venha a perder, quebrar ou estragar no Colégio. Qualquer objeto trazido para o Colégio que seja alheio ao material escolar será recolhido pelo professor e entregue a Coordenação e somente será devolvido aos Pais ou Responsáveis do aluno. Na reincidência, o aluno receberá advertência escrita.


É permitido que a criança leve brinquedos para o Colégio?

Para os alunos da Educação Infantil foi definido a Sexta-Feira como o ¨Dia do Brinquedo¨, somente neste caso é permitido trazer um brinquedo de casa, e este deve ser, preferencialmente, de baixo valor. 

Fora do ¨Dia do Brinquedo¨ o(a) aluno(a) não deverá trazer brinquedos, jóias, ou outros objetos de valor, pois o Colégio não se responsabiliza por seus estragos ou extravios dos mesmos. 


Como funciona a 2ª chamada de prova?

O aluno que faltar a alguma avaliação poderá fazer a 2ª chamada da prova desde que o motivo seja de doença, luto, casamento, convocação para atividades esportivas, cívicas, jurídicas e impedimentos por motivos religiosos, havendo comunicação por escrito ao Colégio. Em outras circunstâncias, sem justificativa, o aluno deverá se dirigir à secretaria no prazo de 48 horas após a realização da prova efetuando o pagamento da taxa de R$ 15,00 por disciplina para as provas bimestrais, para as atividades avaliativas ao decorrer de cada bimestre, será cobrada taxa de R$ 25,00 por avaliação perdida. Estas avaliações deverão ser agendadas com o professor de cada disciplina.


Como funciona a parceria família/ colégio?

Esta parceria, baseada na cooperação, no respeito e na confiança, é imprescindível para o sucesso da educação dos jovens, uma vez que nossos objetivos são comuns: a formação do caráter, a construção de conhecimento e a auto-realização de cada um deles.

Para tanto, solicitamos a cooperação da família no acompanhamento sistemático da vida escolar dos nossos alunos, orientando-se para:

  • O conhecimento detalhado dos comunicados, dos informativos e das outras correspondências encaminhadas pelo Colégio;

  • A necessidade do cumprimento pelo aluno das normas estabelecidas;

  • A presença continua em todas as aulas, justificando as faltas que porventura ocorram;

  • Evitar a marcação de consultas médicas ou viagens, bem como chegadas tardias ou saídas antecipadas nos períodos de aulas;

  • Incentivar a formação de hábitos de estudo, como é o caso da realização de tarefas de casa;

  • Tomar conhecimento das avaliações bimestrais e freqüência do aluno;

  • Os pais deverão avisar a secretaria sempre que houver mudança de endereço ou telefone;

  • Participar de reuniões, comemorações e eventos do Colégio;

  • Remédios só serão ministrados se vierem acompanhados de receita médica e prescritos na agenda com a dose e seu respectivo horário e assinatura dos pais;

  • Em caso de doença Infecto-contagiosa o Colégio deverá ser comunicado imediatamente e o(a) aluno(a) afastado(a), retornando somente com atestado médico;

  • Solicitamos que evitem enviar as crianças com jóias para o Colégio, a fim de evitar extravios. O Colégio não se responsabiliza pela perda da mesma.


Como funciona o atendimento aos pais?

Para facilitar o atendimento, quanto às questões pedagógicas, solicitamos um agendamento prévio que contemple um horário conforme suas necessidades e nossas possibilidades. O atendimento poderá ser no período da manhã das 8h e 30min às 10h e 30min.

O horário de atendimento da Secretaria no período da manhã será das 7h e 30min às 12h e à tarde das 13h às 17h.


Como ocorre a comunicação entre Colégio e Família?

A comunicação entre Colégio e Família será realizada das seguintes formas:

  • Telefonemas: O Colégio utilizará o telefone para obter e dar informações rápidas quando necessário;

  • Email: enviado pela secretaria.

  • Boletim: expedido bimestralmente, conforme calendário.

  • Contatos Pessoais Diretos: Sempre que se fizer necessário, será oferecida aos pais oportunidade de contatos com a Direção, Coordenação e/ou Professores com finalidade de dar sugestões, dissipar dúvidas e receber explicações, individualmente ou em reuniões;

  • Cartas, Circulares, Comunicados: Pedidos de autorização eventualmente são utilizados pelo Colégio, visando à eficiência na comunicação. Sempre que necessário, serão levados pelo aluno (a) ou via correio e em casos excepcionais por funcionários da Escola.

Quando solicitadas, essas correspondências deverão ser assinadas pelos responsáveis e devolvidas ao Colégio no prazo estipulado.


Como retirar meu filho antes do horário de saída?

Será permitida a saída antecipada do aluno somente em companhia do responsavel pela matricula, pessoa credenciada por ele ou com autorização por escirto do responsável. Neste caso os pais deverão aguardar que a atendente vá buscar a criança.


O colégio promove visitas?

Com o objetivo de oportunizar ao aluno a vivência de conteúdos aprendidos e a contextualização, freqüentemente nossos alunos visitam museus, exposições, instituições e demais lugares. Para que estas atividades aconteçam, um comunicado é enviado aos Pais ou Responsáveis, através dos alunos, informando sobre os objetivos, data, horário, valor do transporte e solicitando a autorização para a participação do aluno. Somente participarão da atividade os alunos que apresentarem esta autorização assinada no prazo estabelecido.


O que o aluno deve fazer para garantir uma boa participação?

Silêncio: para melhor aproveitamento das aulas, é preciso manter-se em silêncio nos momentos adequados, não somente como dever, mas como condição de crescimento pessoal e em respeito ao direito do outro.

Participação Responsável: ao permanecer no Colégio durante o período de atividade, o aluno deve ter participação responsável, aproveitando as ocasiões que o Estabelecimento oferece para desenvolver hábitos de sociabilidade e convivência em grupo, tratando a todos com respeito e dignidade.

Material Escolar: o aluno deverá possuir todo o material exigido, portando-o diariamente, seguindo o horário pré-estabelecido. O aluno que não estiver com o material completo da aula a ser assistida, poderá ser conduzido à biblioteca onde deverá estudar conteúdos estabelecidos pela professora. Os pais serão comunicados imediatamente do fato, para que tomem as providências necessárias, evitando surpresas desagradáveis no final do ano letivo.


O uniforme é obrigatório?

Com o objetivo de promover a integração, igualdade e segurança dos nossos alunos, adotamos o uso do uniforme. Não é permitido o uso de outro tipo de roupa.

Sugerimos o uso da camiseta com a logo do Colégio e calça ou bermuda. O calçado deve preferencialmente ser o tênis.

Caso não respeite essa condição o aluno, sem a devida justificativa, perderá aulas desnecessariamente e cumprirá atividades pedagógicas em local estabelecido pela Coordenação.

A encomenda do uniforme pode ser feita somente em estabelecimentos autorizados pelo Colégio devido seu padrão.


Quais atitudes são tomadas em caso de acidente escolar?

No caso de acidente no Colégio tomaremos as medidas cabíveis encaminhando o (a) aluno (a) para o hospital mais próximo e avisaremos imediatamente o responsável.


Quais são as normas disciplinares?

As normas disciplinares são aplicáveis a questões disciplinares praticadas por alunos, no perímetro escolar, a fim de que o colégio, enquanto organização possa atingir sua finalidade de bem formar e informar, pois são seus objetivos.

A aplicação de punição obedece a uma escala de situações que envolvem o aluno, dentre as quais vão da advertência oral à suspensão.

A seguir elencamos situações que concorrem para a advertência oral ou escrita:

  • Deixar de trazer o material solicitado, necessário ao bom andamento das aulas;

  • Omitir-se de trazer diariamente a agenda escolar;

  • Comparecer ao estabelecimento para as aulas sem estar trajando o uniforme escolar;

  • Omitir-se de fazer tarefas pedagógicas solicitadas tais como: pesquisa, relatórios, trabalhos e outras atividades determinadas pelo (s) professor (es);

  • Deixar de comparecer pontualmente às aulas e demais atividades escolares;

  • Consumo de alimentos ou líquidos em sala de aula;

  • Agressão verbal e física a alunos, professores e funcionários;

  • Causar danos materiais a bens móveis e imóveis do colégio;

  • Ausentar-se da sala de aula ou colégio, em horário escolar sem a expressa autorização do professor responsável;

  • Promover campanha de qualquer natureza sem autorização;

  • Porte ou uso de telefone celular durante as aulas, em atividades pedagógicas ou mesmo nas dependências do Colégio;

  • Fotografar, filmar as pessoas e expô-las em sites, blogs ou outro veículo de comunicação sem autorização prévia delas ou dos pais (quando menores).

  • Portar ou usar aparelhos eletroeletrônicos (celular, MP3, MP4,...) nas dependências do colégio;

  • Atrapalhar e tumultuar a aula com conversa, bolinha de papel, vaias, batucadas, gritos, vocabulários impróprios e outros.

  • Usar boné, capuz ou gorro em sala de aula, e em outros espaços físicos fechados, quando o professor (a) determinar o contrário.

  • Apelidar, xingar discriminar ou expor a situações embaraçosas colegas, professores e funcionários.

  • Falsificar a assinatura de professores, pais ou responsáveis.

  • Denegrir o nome e a imagem do Estabelecimento.

  • Vir ao colégio usando chinelo, tamancos, saltos ou plataformas.

Vale ressaltar que a reincidência das práticas anunciadas acima conduz à suspensão do aluno e comunicação aos pais. A suspensão poderá ser efetivada de 1(um) a 5(cinco) dias, conforme a gravidade do caso.

É de fundamental importância esclarecer que as situações disciplinares que envolvem nossos alunos seguem a um padrão sequencial. Porém o mesmo deixará de atender as instâncias elencadas quando o problema superar os parâmetros da boa conduta, coerência e bom senso. Em todos os casos é direito do aluno argumentação e questionamento, desde que dentro dos limites do respeito e da educação.


Qual a duração do ano letivo de 2018?

O ano letivo de 2018 tem início dia 05 de fevereiro com término do 1°semestre 09 de julho e retorno para o 2° semestre dia 30 de julho com término 14 de dezembro. O Exame Final será feito de 17 a 19 de dezembro.


Qual a função da agenda escolar?

A agenda escolar é o instrumento diário entre Colégio/Pais/Colégio, de uso obrigatório, pois contém as informações necessárias a respeito do funcionamento do Colégio, bem como o calendário letivo de 2016. É muito importante o preenchimento correto dos dados pessoais, pois em caso de doença ou acidentes estas informações serão consultadas. Toda vez que o pai ou responsável necessitar de algum serviço ou comunicado sobre o aluno, o mesmo poderá ser efetuado através da agenda escolar, sendo assinada por professores, coordenação ou direção, demonstrando ciência. Poderá ser usada também para pedidos de dispensa das aulas, atrasos, problemas com uniforme, extravio de material, orientações médicas entre outros. Do mesmo modo, os professores, coordenação e direção poderão utilizar para recados e comunicados aos pais ou responsáveis. Também deverá vir assinada no dia seguinte mostrando ciência dos pais ou responsáveis. É de fundamental importância salientar que a agenda escolar é um documento e, portanto deverá permanecer com o aluno no decorrer do ano letivo.


Qual a importância da pontualidade?

A pontualidade é uma exigência para o desenvolvimento das atividades escolares.

O sinal para a primeira aula bate ás 07h45min, o aluno que chegar após este horário perderá a primeira aula, aguardando o início da segunda aula nas dependências do colégio. Na terceira reincidência, os pais serão comunicados, podendo ocorrer advertência á suspensão interna.

Atenção: Ajude seu filho a se organizar para cumprir com seus horários, pois atrasos na chegada causam prejuízos na concentração dos colegas devido à interrupção e prejuízos para o próprio aluno que precisa adaptar-se à atividade iniciada.


Qual a importância do material didático?

O Material Didático do Colégio Metropolitana é exclusivo do Sistema Positivo de Ensino.

O companheiro inseparável do aluno, o material apostilado, traz, para o dia-a-dia escolar, o conteúdo necessário às aulas, além de promover atividades complementares e interdisciplinares fundamentais. As apostilas são de uso obrigatório, as quais serão constituídas por 4 (quatro) volumes anuais, livro anual de Espanhol e agenda, compradas na Secretaria do Colégio em seus respectivos bimestres, exceto para a terceira série do ensino médio, que faz uso do material extensivo utilizando 11 (onze) apostilas anual.

Além do material didático apostilado, os alunos também utilizam materiais complementares para concretizar seu aprendizado, quer pertencentes ao Colégio, quer aqueles a ser adquiridos pelos alunos.


Qual é o horário de aula?

MANHÃ:

Ensino Fundamental II e Médio – 07h45min às 12h30 min


TARDE:
Educação Infantil e Ensino Fundamental I – 13h às 17h


INTEGRAL:
7h às 18h00min


Quem pode retirar as crianças?

A criança só será liberada e entregue as pessoas autorizadas que constam na Ficha de Matricula. Qualquer pessoa diferente que vir buscar seu filho deve ser previamente comunicada pelo responsável ao Colégio através de bilhete assinado na agenda ou telefonema. Se não houver sido comunicado, a criança não sairá do Colégio até que seja esclarecido com o responsável.